Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 499193


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h, na Residência Paroquial.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

Mensagem Paroquial da Sé Velha

Mensagem Paroquial da Sé Velha

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

 

Caros amigos paroquianos


Saudações de muito afecto para vós e vossos familiares.


Nas celebrações deste tempo pascal, a alegria da ressurreição expressa nos aleluias dos encontros familiares e nas leituras que guardam as primeiras pregações e acontecimentos em que os apóstolos se aprimoraram cumprindo as palavras do Senhor “ Ide e ensinai todos os povos “, maravilhamo-nos com o número dos convertidos à Fé em todas as terras onde chegavam os discípulos de Jesus. Sentimo-nos mais seguros nas nossas convicções de fé e nas práticas religiosas.


Como foi possível que a Doutrina mais sublime da paz, do amor e da justiça, que despertou multidões de convertidos e crentes, possa ter despertado tantos ódios e tanta crueldade.


É esta a humanidade que recebemos de Deus e que Jesus Cristo assumiu inteiramente para a redimir e salvar.


A urgência da salvação mostra a importância da evangelização.


A Sé Velha, como muitas outras igrejas, é um empreendimento de amor onde tudo converge na revelação da Doutrina Cristã e na prática do Bem. As assembleias dominicais alimentam os corações de amor a Deus e de fraternidade. É para descobrir a riqueza do mistério divino que não nos cansamos de convidar os nossos amigos para participarem connosco nas assembleias dominicais.


Com o fim de alargar o nosso convite abrimos a iniciativa de se inscreverem, na paróquia, como paroquianos por apção. Já ultrapassamos os cem, mas a igreja leva mais.


Também, para chegar mais longe, dispomos de um site ( http://sevelha-coimbra.org/ ) que tem despertado grande procura, e estamos presentes nas redes socias ( facebook e twitter ) .


Os que veem de longe trazem um sentido missionário em relação à dignidade Catedralícia. Somos uma Igreja una.


Não damos crédito aos que julgam a Sé Velha uma instituição abandonada. Temos Fé. Santa Maria está connosco. E o próprio turismo sabe que é melhor acolhido com uma igreja viva do que uma igreja sem vida.


Mons. João Evangelista Ribeiro Jorge

Domingo, 03 Maio 2015 23:24