Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 515068


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h, na Residência Paroquial.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

Mensagem Paroquial da Sé Velha

Mensagem Paroquial da Sé Velha

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Mensagem aos paroquianos residentes e aos que vindo de fora se assumiram como tais, por opção sua.


Nos últimos meses as minhas condições de vida e de saúde foram muito alteradas. Não cumpri a norma a que me propus, de mensalmente vos dirigir uma mensagem sobre a SÉ VELHA e os acontecimentos que nos dizem respeito. Retomo agora para vos dar algumas de nós como comunidade viva.


Não somos muitos e os poucos que somos não aparecemos regularmente às assembleias dominicais e por isso o sentido de Comunidade não se tem fortalecido. Sentimo-nos compensados por alguns que vêm de longe e não falham. De facto, a Sé Velha é um centro que atrai muitas pessoas por motivos espirituais e culturais que se completam. Os participantes valorizam o que nela descobrem pelo ambiente rico de sugestões, de paz e de beleza artística.


Impõem-se-nos a prioridade e a perfeição do culto religioso e é para ele que repetimos os nossos apelos, pois é nele que se alimenta a nossa comunidade. Damos também o empenho na preparação de reuniões culturais com visitas atentas à simbologia cristã.


Os concertos musicais, do mais alto nível e de lotação esgotada, enchem de vida as arcadas românicas restauradas a rigor há cerca de 130 anos “in pristina forma”. Um pouco constrangido com aparência de uma actividade comercial, propomos a troca de um bilhete de entrada por um convite compensador. A dignidade da Igreja bem merece este tipo de atenção.


A quadra da Páscoa vem trazer-nos oportunidades variadas para nos integrarmos na alegria da Páscoa Cristã. O convite é para todos.


Mons. João Evangelista Ribeiro Jorge


Terça, 10 Março 2015 11:34