Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 467599


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h, na Residência Paroquial.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

Os 91 anos de Monsenhor João Evangelista

Os 91 anos de Monsenhor João Evangelista

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

16 de Fevereiro de 2015

Monsenhor João Evangelista Ribeiro Jorge,

Parabéns pela celebração dos seus 91 anos.

A Comunidade cristã da Sé Velha de Coimbra, em ação de graças, dirige os olhar para Cristo e rejubila pela passagem de mais um aniversário do seu Pároco, Monsenhor João Evangelista Ribeiro Jorge.


É uma bênção poder receber o acompanhamento religioso de um sacerdote que assume a condição de Padre até ao extremo de suas resistências num espírito de doação revelada pela intervenção e disponibilidade constante ao serviço de seus paroquianos. A sua noção de munus sacerdotal é muito mais que um “meio de vida”, ou de um “emprego”: é uma entrega constante que vai para lá das relações e medições temporais; é uma entrega total até ao limite das resistências dentro de uma digna intervenção, mas sempre ao serviço de quem precisa.


Talvez seja por tal exigência pessoal e doação que fez dele um impulsionador de obras, por esse Portugal fora, em benefício de quem precisava, material e espiritualmente. Essa mesma será a razão pela qual o seu espírito empreendedor e seu estilo interventivo possam tornar-se estranhos para quem é diferente ou se sente incomodado na diferença. No fundo, porém, os avanços de iniciativas tomadas ao longo deste 91 anos pretendem de ser, e sempre, passos em frente ao encontro do Senhor e para Sua glória.


Ignorar isso e quem ao longo dos seus 91 anos, muito teve sempre para dar e nada reservou para si senão eventuais incompreensões, é ficar a milhas da verdadeira alma cheia de interesses pelo Saber e pela Verdade. Isto mesmo quando a firmeza da alma da sua Igreja-Mãe se apossa de seus sentimentos e de sua palavra. E se foi o inesperado o choque e imprudentes sofrimentos recentes que rasgaram a estabilidade do corpo e da alma, mesmo assim, pelo ser e pelo ter, na especificidade da postura e intervenção missionária, mantém a entrega aos novos cuidados pela Sé e pela Diocese e pela Igreja.


Restamos nós, paroquianos e estruturas que o temos acompanhado. Com ele sentimos ser grande a Graça que nos é dada pelo Pároco que temos, e suplicamos a Santa Maria de Coimbra que olhe por este Seu servo, que lhe é particularmente devoto, e lhe conceda a recuperação e condições para voltar a dar alma à Velha Catedral de que se sente, desde há precisamente 40 anos, uma pedra viva, e humilde servidor.


Com dedicação e amizade,


Pela Comissão de Fábrica da Sé Velha,

António Jorge Silva

 


Sexta, 20 Fevereiro 2015 11:24