Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 552790


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

Mensagem paroquial da Sé Velha – Dezembro 2014

Mensagem paroquial da Sé Velha – Dezembro 2014

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Aos caríssimos paroquianos, residentes e opcionais, da Sé Velha.


Está no fim o mês de Novembro e como sempre o nosso pensamento volta-se para o Natal. Um novo ano se anuncia, uma nova esperança nos invade, uma nova vida está a chegar. Referimo-nos à vida do espirito, pois, a vida do corpo só envelhece e continua o seu calvário de lágrimas, de violências e de corrupção.


Na Sé Velha, no passado dia 16 assinalamos a festa litúrgica do aniversário da sagração da Catedral, a festa da Unidade da Igreja Diocesana. Casa cheia de gente, de perto e de longe, mas não estavam todos. Cabiam mais e a Unidade da Igreja é um tema muito apelativo e edificante. “ Eu sou a pedra angular” disse jesus, “Eu sou a porta, Eu sou a Luz”, “ ninguém vai ao Pai senão por Mim”. Em Cristo formamos um só corpo.


O mês de Dezembro abre-nos toda a nossa atenção para o Natal de Jesus e nele encontramos o Amor e a Paz. As nossas famílias estão carentes de Amor e da Paz. As consoladoras tradições do Natal não param de nos oferecer motivos e sinais de Alegria, de Amor e da Paz. E, para que estas festas e lembranças não acabem, como tantas outras que o vento leva, aceite o nosso convite para uma reconciliação com Deus, na confissão, e um abraço de Paz com a família, na vivência do mistério Eucarístico. Natal é Natal com Cristo.


No próximo dia 7, o Orfeon Académico de Coimbra vem celebrar connosco os seus 134 anos de existência, num concerto solidário às 21 horas. No dia 8, a Sé Velha vai entregar-se toda à Imaculada Conceição. Neste dia, no ano de 1320, com a presença da Rainha Santa Isabel, principiou aqui a celebração da festa litúrgica em honra da Imaculada Conceição, quando ainda era desconhecida em Portugal. Teremos, às 11 horas, a missa solene em honra da Imaculada Conceição, às 17:30 horas, apresentação dos 830 anos da Sagração do Altar-Mor, e às 18 horas o Concerto de Natal. Um dia de grande exaltação da padroeira de todos nós.


Desejo a todos um Santo Natal na Alegria, Paz e Amor de Jesus Cristo.


Mons. João Evangelista Ribeiro Jorge

 


Segunda, 01 Dezembro 2014 17:40