Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 482034


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h, na Residência Paroquial.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

Mensagem paroquial da Sé Velha – Setembro 2014

Mensagem paroquial da Sé Velha – Setembro 2014

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

 

Caros paroquianos, residentes e por opção, todos os que amam a SÉ VELHA como tesouro artístico e como Igreja mãe da Diocese de Coimbra; a graça e a paz de Deus estejam em vós.


O mês de Agosto, tal como esperávamos, foi um mês de grande movimento turístico, alguns Baptismos e alguns Casamentos com desusada participação de convidados e sinais festivos.


As missas dominicais, com menos paroquianos como era habitual, tiveram uma maior participação de estrangeiros.


O polo mais marcante do mês foi a celebração da festa da Padroeira no dia 15.


Muitos convidados de perto e de longe encheram a Igreja e comprovaram que a devoção de Santa Maria de Coimbra ganhou novo calor e nova motivação religiosa e cívica. Afinal, as férias não perturbaram e transformaram-se num bom estímulo, como vimos.


O encanto que dá ver a Sé Velha há tantos anos abandonada mas entregue a uma Padroeira amada do povo cristão! A Catedral de Coimbra tem história, tem riqueza artística e simbolismo religioso que baste, para merecer a assembleia do povo que nela se agregou. Somos o povo de Deus; ovelhas do seu rebanho.

 

Quando fazemos apelo aos paroquianos para tomar parte na nossa vida comunitária e desta maneira valorizar a nossa própria vida cristã, estamos a pensar no bem das nossas famílias, na alegria de estarmos todos unidos com Deus.


Mons. João Evangelista Ribeiro Jorge

 

 


Domingo, 14 Setembro 2014 15:47