Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 552801


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

Mensagem paroquial da Sé Velha – Agosto de 2014

Mensagem paroquial da Sé Velha – Agosto de 2014

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Caros paroquianos residentes ou por opção, amigos e admiradores da igreja Catedral de Coimbra e da sua padroeira Nossa Senhora da Assunção.


Ao virar a folha do calendário, a 9 de julho, topamos a Missa Moçárabe e sua comparação com o rito romano, em evocação dos tempos de D. Sesnando há 950 anos. Intervieram com muito brilho e saber o P. Dr. Luís Ribeiro de Oliveira, o celebrante P. Dr. Pedro Miranda e o coro CAPELLA SANCTAE CRUCIS com um programa artístico e instrumentos à época, de beleza e harmonia incomparáveis.


Na rotina da vida paroquial, mais uma vez registamos um aumento de presenças nos actos de Culto, aos Sábados e Domingos, e o turismo em clara afirmação de interesse pelo monumento em si e a sua arquitectura, a sua história e o seu simbolismo religioso.


O mês de Agosto, que é o de maior afluência turística, é o que regista maior vazio nos bancos da igreja, à hora das celebrações.


É neste mês que ocorre a festa da nossa padroeira, no dia 15, a festa da padroeira da Catedral de Coimbra - Nossa Senhora da Assunção. É quase um dia banal e de muito pouca afluência.


Neste ano porém, vamos fazer mesmo festa. Convidamos amigos para ver como é linda a nossa Sé Velha e como cobre muita gente.


A padroeira convida-nos para a glória do Céu e tem-nos ajudado tanto que bem merece ser louvada e agradecida com mais calor.


Para os nossos vizinhos, que vivem e ganham a vida à sombra do seu Santuário, dirigimos o primeiro apelo veemente e amigo, venham! Crentes ou não crentes a vossa presença unida numa causa como esta só nos dignifica a todos e mostra que o acolhimento turístico da Sé Velha tem alma. Tragam-nos um cartão vosso, com ou sem mensagem, para eventuais contactos e alguma noticia a difundir sobre esta festa.


O convite abre-se aos amigos e admiradores da Sé Velha, paroquianos por opção, aos Guardiães, aos responsáveis por instituições cristãs, Santa Casa, aos utentes e servidores do Centro Social Paroquial da Sé Velha. Todos juntos seremos muitos e a festa será festa mesmo. Agradecemos algumas sugestões que queiram enviar-nos e sejam exequíveis.


Vosso, com uma especial ajuda da mãe Santa Maria de Coimbra.


Mons. João Evangelista Ribeiro Jorge

Quarta, 30 Julho 2014 09:40