Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 467613


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h, na Residência Paroquial.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

Sé Velha e Companhia de Jesus em festa

Sé Velha e Companhia de Jesus em festa

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

A razão da festa foi a missa nova do jovem Pedro Cameira, padre jesuíta de Coimbra que quis honrar a nossa Igreja mãe, a Catedral de Santa Maria de Coimbra.


A companhia de jesus, a Catedral de Coimbra e o seu bispo D. Miguel da Anunciação foram vítimas do mesmo poder político de meados do Séc. XVIII que expulsou e confiscou os bens da Companhia de Jesus, tentou anular a dignidade da Catedral e mandou prender o bispo sem processo nem julgamento. Liquidou o prestígio da Igreja e seus tesouros e lançou nela a divisão.


A festa do Pedro Cameira, Padre novo, foi tão esplendorosa e tão vivida por uma enorme multidão de amigos, jovens e crianças que encheram as três naves inteiramente. Cerca de 40 sacerdotes concelebraram, o coro aprimorou-se, as crianças, em grande número, cobriram de beijos o novo Sacerdote e os outros padres que rodeavam o altar no abraço da paz. Todos sentiram uma explosão de alegria quando romperam as palmas intermináveis, no fim.


A companhia de Jesus afinal está viva em Coimbra, a Sé Velha e Santa Maria retomaram a sua dignidade e a Igreja canta as glórias de Deus e a Paz entre os irmãos e os homens todos.


Mons. João Evangelista Ribeiro Jorge

Quinta, 10 Julho 2014 15:57