Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 482063


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h, na Residência Paroquial.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

MENSAGEM DO PÁROCO - Junho de 2014

MENSAGEM DO PÁROCO - Junho de 2014

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Aos caríssimos paroquianos da Sé Velha, residentes e por opção, as minhas melhores saudações neste mês de Junho.


A nossa vida litúrgica decorre com normalidade que envolve muitos visitantes e muitas celebrações de Baptismos e Casamentos e duas dezenas de presenças diárias na Eucaristia.


O turismo aumentou muito em relação aos meses do ano passado. Tivemos de recorrer a voluntários estudantes para melhorar o acolhimento e abrir as portas às visitas guiadas com mais dignidade. Neste serviço a presença de estrangeiros é cada vez mais aumentada e o número de portugueses e lusófonos também. Só os diocesanos aparecem menos.


O ambiente festivo da Cidade não deixa de nos envolver com eventos culturais de grande projecção. D. Sesnando, a história da velha Coimbra, a consciência da alma Mater repartida pela Catedral e pela Universidade herdeira natural das iniciativas culturais do Cabido Diocesano e do Mosteiro de Santa Cruz, abrem-se em novos horizontes e novos caminhos para a grandeza de Coimbra. As festas vão começar neste mês e prolongam-se pelo verão e outono.


A mãe alma de Coimbra, matriz heterogénea de povos e culturas, com fermentos distintos: Romanos, hebreus, árabes e cristãos, assumiram uma profunda empatia na sua vivência comum para criar uma síntese nacional de Paz e compreensão que muito nos honra e se prolonga nas experiencias da lusofonia e missionária.


No programa das festas aparecem algumas iniciativas que nos envolvem e a que damos todo o apoio que nos é pedido e possível. Alem disso, anunciamos a apresentação dos "CAMINHOS DA FÉ" no próximo dia 23 de Junho, às 17 horas, na Sé Velha que contará com a presença dos autores dos roteiros, do Director-Geral do Património Cultural e do Presidente da Região de Turismo do Centro. Salientamos que o retábulo de Santa Maria de Coimbra aparece na capa do Roteiro Caminhos Marianos.


Anunciamos, também, a festa da Igreja Diocesana e do Corpo de Deus no dia 22 de junho, já muito publicitada. A presença do Senhor D. Ximenes Belo, no dia 21, em encontro com Timorenses que muito nos honra com a sua concelebração.


A vossa presença é para nós um grande estímulo.


Mons. João Evangelista Ribeiro Jorge


Terça, 08 Julho 2014 04:07