Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 515122


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h, na Residência Paroquial.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

ÚLTIMO TESTEMUNHO DO SENHOR D. EURICO

ÚLTIMO TESTEMUNHO DO SENHOR D. EURICO

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

 

No livro de honra de Sé Velha, à qual dedicou especial afecto e estima.


Pertenço à Diocese de Coimbra, desde há quase cem anos, ou seja desde o nascimento em 6-3-1923. Fiquei cidadão de Coimbra.

Após a instrução primária (ensino de base), passei para o Seminário de Coimbra onde conclui o curso de Teologia em 1944.

Durante quatro anos, andei algo arredado: passei mais de um ano no Seminário Menor da Figueira da Foz, em frequentes vindas a Coimbra, seguiram-se dois anos e meio passados ininterruptamente em Roma (Itália) sem vir à Terra Mãe, a frequentar a Faculdade de Direito Canónico até ao fim.

Regressei a Portugal em Julho de 1955, instalando-me no Seminário Maior onde dei aulas, bem como no Magistério Primário, Instituto de Serviço Social, prestei serviço de assistente eclesiástico na Acção Católica, especialmente no CADC e na JUCF.

Em 1967, com 41 anos o Papa designou-me para Bispo de Vila Cabral, oito anos depois para Sá de Bandeira, em Moçambique e Angola respectivamente. De lá vim para arcebispo de Braga, cargo em que me mantive até meados de 1999, passando então a emérito, situação em que me encontro, até quando Deus quiser.


Coimbra, 27-12-2011

Eurico Dias Nogueira

Arcebispo emérito de Braga


Tendo vivido em ambientes de conflitos sociais e políticos, o Senhor D. Eurico deixou uma herança de Bispo e Homem de Paz.

 


Quarta, 21 Maio 2014 11:07