Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 499115


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h, na Residência Paroquial.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

928 ANOS DO CABIDO DA CATEDRAL DE COIMBRA

928 ANOS DO CABIDO DA CATEDRAL DE COIMBRA

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

O cabido da Catedral é uma entidade canónica com personalidade jurídica própria criada para promover na igreja Catedral um culto mais solene e é também um órgão de administração eclesiástica diocesana. Só pode ser erecto, inovado ou suprimido pela Santa Sé. As suas funções repartiam-se por: cantar diariamente no coro, a missa e as horas canónicas, desenvolver e apoiar uma escola de ensino em vários níveis, administrar os bens capitulares, assistir ao bispo quando celebra de pontifical, dar parecer ou consentimento em muitos actos da administração diocesana, substituir o bispo quando a Sé está vaga.


O nosso projecto de dignificação da Catedral de Coimbra não podia ignorar o Cabido (pois não há Cabido sem Catedral nem Catedral dignificada sem Cabido), criado em 1086 (13 de Abril) pelo bispo D. Paterno e pelo governador D.Sesnando. Por se tratar da instituição venerável e respeitável com um passado comum com a Sé merece o maior respeito.


Na primeira fase, a intervenção do Cabido foi notável...

Para ler o texto completo clique AQUI s.f.f.

Sábado, 05 Abril 2014 11:31