Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 588734


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

Começo do Novo Ano na Sé Catedral

Começo do Novo Ano na Sé Catedral

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Estamos ainda sob o eco dos seis concertos musicais que encheram a nossa Igreja de Santa Maria de Coimbra nesta quadra natalícia de boa gente, de boa musica e de muita alegria.


O coro D. Inês de Castro, o Orfeon Académico, o Coro da Capela da Universidade, o coro da casa do pessoal dos HUC, o trio musical convidado pela CMC e o encontro de 3 grupos folclóricos e etnográficos de Braga, Joane e Coimbra souberam com as suas vozes, os seus instrumentos e os seus trajes criar beleza e transmiti-la em excelente consonância com a casa de Deus. Foi um belo Natal o Natal deste ano na Sé Velha.


Em Fátima vai realizar-se uma jornada de pastoral do turismo promovida pela Conferencia Episcopal Portuguesa. A convite do Padre Doutor Carlos Godinho, da nossa Diocese, que a estruturou e a orienta, a Sé Velha vai participar nela com todo o empenho. Com efeito, o turismo vindo de todo o mundo entra-nos em casa em números que já ultrapassam os 120.000 por ano.


Temos que abrir-nos cada vez com mais atenção a esta realidade de sermos um templo de Deus em que os homens de hoje gostam de entrar. A mensagem cristã faz falta ao lado da arte e da história da Sé Velha. Temos de aperfeiçoar o acolhimento e a leitura da simbologia cristã.


É nossa intenção durante o presente ano de 2014 convidar mais amigos e admiradores da Sé Velha para virem partilhar connosco a vivência da fé e dar mais calor às assembleias litúrgicas de Domingo.


Amigos paroquianos de perto e de longe, eu tenho cumprido a minha promessa/dever de rezar por vós todos os domingos. A Sé Velha precisa de todos nós, agora, mesmo à custa de algum sacrifício. Vinde à Casa do Senhor.


A Sé Velha não é só de pedras morenas é também de pedras vivas.


Vosso dedicado e amigo,

P. João Evangelista

 


Quarta, 08 Janeiro 2014 12:46