Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 499128


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h, na Residência Paroquial.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

MENSAGEM PAROQUIAL – MÊS DE DEZEMBRO

MENSAGEM PAROQUIAL – MÊS DE DEZEMBRO

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Aos queridos paroquianos residentes ou por opção da comunidade paroquial da Sé Velha e aos amigos de perto ou de longe:


Chegou o mês do Natal e com ele as lembranças do presépio e o aconchego da família. É o mês primeiro do ano litúrgico.


Na história da salvação que se desenvolve durante o ano inteiro, as quatro semanas de preparação do Natal celebram isto é, trazem à memória e à vida de cada um, todas as grandes etapas e grandes figuras (patriarcas, profetas, juízes e reis), as alianças de Deus com os homens, as infidelidades do povo escolhido, as intervenções de Deus para o salvar dos seus inimigos, que fazem a história da salvação antes da vinda do Cristo.


Duas figuras emergem neste período que antecede a chegada do filho de Deus à nossa história: Maria, a mãe escolhida e João Batista o arauto precursor. Toda esta preparação tem em vista o nosso acolhimento a nossa integração na história da salvação.


Maria, a mãe Virgem, a Imaculada é o centro da nossa celebração no dia 8 de Dezembro e sua véspera. Vinde partilhar connosco a festa da Imaculada Conceição que envolve a apresentação ao público do documento que comprova a autorização para celebrar na Catedral de Coimbra pela primeira vez a missa em sua honra. Passou de devoção popular, privada, a festa litúrgica oficial em 8 de Dezembro de 1320.


Na véspera teremos connosco, às 19 horas o Orfeão Académico que partilha o canto de vésperas e missa vespertina.


Ainda em tempo de Natal recordo que o nosso Papa Francisco nos envia um questionário e pede a colaboração de todos no seu preenchimento (estou ao vosso dispor para qualquer dúvida que surja) para bem da Família. É uma boa troca de prendas. Quem dá também recebe.


Feliz Natal.

Mons. João Evangelista Ribeiro Jorge

 


Terça, 03 Dezembro 2013 17:31