Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 515071


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h, na Residência Paroquial.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

DEDICAÇÃO OU CONSAGRAÇÃO DAS IGREJAS CATEDRAIS

DEDICAÇÃO OU CONSAGRAÇÃO DAS IGREJAS CATEDRAIS

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Vem de 320 a festa litúrgica de consagrar a igreja mãe de todas as igrejas e prestar culto à Igreja como templo e assembleia santa.

Nesse ano foi consagrada a Basílica de S. João de Latrão em Roma como catedral do Papa, como Bispo de Roma. Nela celebra o Papa, todos os anos, a Eucaristia, em Quinta-Feira Santa.


Durante 16 séculos nela se realizaram cinco grandes Concílios Ecuménicos e grandes solenidades de vida cristã de Roma e de todo o mundo.


Dedicada inicialmente, ao Salvador, mais tarde, também a S. João Baptista e a S. João Evangelista, aquela igreja é, portanto, a «mãe e cabeça de todas as igrejas» como se lê no seu frontispício. Na verdade, o Bispo de Roma é ao mesmo tempo o Sucessor de Pedro e, por isso, o “perpétuo e visível fundamento da unidade, não só dos Bispos, mas também da multidão dos fiéis” (L.G. 23).


Comemorando a dedicação dessa igreja no dia 9 de Novembro, centro de unidade do Povo de Deus, celebramos o mistério da única Igreja de Cristo. Unindo-se, nesse dia, à Igreja de Roma, as Igrejas de todo o mundo reconhecem que Ela continua a manter a «presidência da comunidade» de que falava já Santo Inácio de Antióquia.


À semelhança do que se passa com aquela Basílica, em relação à Igreja universal, também em todas as Dioceses se celebra, cada ano, a Festa da Dedicação da igreja Catedral. Em Coimbra é no dia 16 de Novembro, à qual estão “ ligadas todas as paróquias e comunidades, que constituem a Igreja diocesana".


Assim a Igreja de Cristo deve ser e revelar na sua simbologia a sua Unidade, a sua Santidade, a sua Catolicidade e a sua Apostolicidade ao serviço da verdade e da tradição e da história da Salvação.

 

Mons. João Evangelista Ribeiro Jorge

 


Quarta, 13 Novembro 2013 20:00