Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 515135


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h, na Residência Paroquial.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

Carta aos paroquianos

Carta aos paroquianos

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Aos paroquianos que o são de facto e aos que o são por opção, quero lembrar a amizade que ficou em mim, fruto da nossa convivência fraterna ao longo de mais de quarenta anos.


Recordo o grupo dos “Guardiães” da Sé Velha que deram um notável apoio a todas as iniciativas de ordem cultural, cultual e recreativa.


Quero também referir o especial serviço prestado à Igreja através da criação e manutenção do Centro Social Paroquial, tanto ao nível das famílias pela educação proporcionada aos seus filhos, como ao nível dos idosos, englobando também a meritória obra da Santa Casa.


Com muita modéstia a Sé Velha foi dando o seu contributo ao longo destas quatro dezenas de anos, com a ajuda das Criaditas dos Pobres e das Conferências Vicentinas.


Lembro ainda, que a alma da Sé Velha foi muito enobrecida pelas orquestras e coros que a projetaram como lugar de eleição em alguns concertos e celebrações litúrgicas.


No seu lugar próprio e com o esforço de muita gente foi possível manter a atividade catequética. Na área da juventude, registaram-se iniciativas do C.N.E. e das instituições locais, nomeadamente do Colégio de S. Caetano e da Casa de Infância Dr. Elísio de Moura.


Por fim, quero lembrar as honrosas e apreciáveis prestações de todas as Comissões Fabriqueiras, destacando o elevado espírito de sacrifício e competência em diferentes domínios. Cabe aqui uma referência especial à última Comissão que muito se empenhou na criação e manutenção deste “site” da Sé Velha.


À guisa de palavra final, deixo-vos a minha profunda gratidão e um apelo a que continueis a viver a Igreja, mantendo-a viva.


Um grande abraço em Cristo deste sempre vosso que vos deseja tudo de bom.


P. João Evangelista