Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 588697


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

IGREJA DE HOJE: APELO À RENOVAÇÃO

IGREJA DE HOJE: APELO À RENOVAÇÃO

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

“ (…) Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades (…) todo o mundo é feito de mudança!”- É intemporal esta constatação que o século XV espalhou, movido pelo desenvolvimento verificado, então, na Ciência, evidenciando que nessa mudança será encontrado suporte e vigor para a continuidade e preservação dos valores que estruturam a sociedade.


Enquanto suporte deste devir a Sociedade passa, necessariamente, por fases de superação de escolhos e pela adequação de procedimentos face a objetivos otimizados. É Lei Universal que rege a própria natureza na superação de obstáculos. E o Homem não foge a esta lei, tal como as sociedades e qualquer raça ou credo.


Recentemente mereceu particular atenção das estruturas da Igreja católica, esta realidade e expressaram a urgência em intervir em consonância, dinamizando linhas de orientação e projetos superadores de condicionalismos que têm caraterizado as sociedades atuais que rumam para uma progressiva laicização e indiferença religiosa.


Na implicação e presença ativa dos crentes no seio da comunidade cristã, relevam a importância a dar à corresponsabilidade e partilha de esforços para intervir contra esta situação, partilhando a preocupação em divulgar a mensagem cristã: mensagem que não pode ficar marcada por mera transmissão oral, mas confirmada na prática, em exemplo de solidariedade, respeito e partilha para com Deus e para com o próximo, o que se tornará, pela autenticidade, gerador de empatia e favorável à adesão.


É na linha de orientação saída do Concílio Vaticano II, que esta vivência empenhada, fundamentada numa corresponsabilidade colegial de toda a comunidade cristã, no trabalho de divulgação e afirmação exemplar da Fé cristã, é assumida e apresentada pelo colégio episcopal e faz ouvir o apelo do Papa Francisco, numa diligente preocupação apostólica de tornar viva, entre a comunidade cristã a consciência de que o Concílio Vaticano II ainda está por cumprir e se apresenta, hoje, como um guia para o futuro: impõe-se uma urgente renovação da igreja de hoje.


Neste sentido, uma visão diacrónica e crítica tornará ...

Para ler o texto completo clique AQUI s.f.f.

Segunda, 04 Janeiro 2016 16:18