Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 467589


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h, na Residência Paroquial.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

Ação de Graças na Igreja Mãe da Diocese

Ação de Graças na Igreja Mãe da Diocese

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Aconteceu há dias, já, mas  ainda se vive hoje o  reflexo dessa romagem única:


O dia 15 de Novembro é data em que a Igreja, no seu calendário litúrgico determina, especificamente, a prestação de luto de latria à Catedral de Coimbra Sé Velha, enquanto  Igreja Mãe da Diocese, na data de aniversário de sua  Dedicação e Sagração. Nesta festa liturgia, olha-se para a  igreja enquanto Corpo místico  e fonte de salvação e que, enquanto tal recebe as atenções do corpo eclesial. Este culto de Latria à Sé Velha, por ser igreja congregadora da espírito eclesial diocesano  é único dentro da diocese; em todas as restantes igrejas, poderá haver também lugar a uma  celebração liturgia na data e referente à sagração dessa igreja em particular, mas será objeto apenas de culto de latria simples.


Foi dentro este espírito eclesial que a paróquia de Seixo de Mira viveu com júbilo esta data da dedicação da Igreja-Mãe da diocese, para aí se deslocar e participar na missa de Ação de Graças concelebrada pelos 8 padres que ainda estão ao serviço do Senhor, dos 22 que a paróquia deu à Diocese nos últimos 100 anos. e um Bispo, D. João Lavrador, ausente por compromissos. A voz querubina das crianças que entoaram o cânticos da missa veio conferir à cerimónia uma alegria ímpar e um ambiente de júbilo único a toda aquela assembléia de amigos, familiares e ex-seminaristas que encheram a Catedral:eram mais de 250.


Todos eles sentiram que era hora de agradecer a Deus tudo quanto o  Senhor lhes de tinha dado, com o chamamento ao seminário, mesmo os que por opção saíram e rumaram por outro caminhos.


Se tal celebração, só  por si, já era uma expressão viva de fé, feita num período de especial sensibilização para promoção das vocações sacerdotais e religiosas acabou por abrilhantar e tocar no âmago de adultos e crianças que ali estiveram e que fizeram desta  tarde de oração uma jornada memorável de júbilo e alegria.


AJSilva


Quarta, 02 Dezembro 2015 14:52