Estatísticas


Warning: Creating default object from empty value in /home/pontopo1/public_html/seVelha/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de conteúdos : 530842


 

igrejasevelha@gmail.com

239 825 273


Horário das Missas

Segunda a Sexta - 18 H

Sábado - 19 H

Domingo - 10 H


 

" Sé Velha, o lugar mais carregado de significado espiritual e eclesial em toda a nossa cidade e diocese de Coimbra. O facto de ter sido consagrada como Igreja Mãe e dedicada a Santa Maria de Coimbra sintetiza a teologia acerca da relação indissociável entre Maria e a Igreja, a Mulher e Mãe e o Povo de Deus ou Povo de Filhos. " (08/12/2015)


D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra

 

Atendimento Paroquial (Cartório Paroquial)

De Segunda a Sexta, da 10 h - 12 h e das 14:30 h - 18:00 h, na Residência Paroquial.


SÉ VELHA no Facebook em https://www.facebook.com/SeVelha?fref=ts

e

https://www.facebook.com/groups/Se.Velha.Coimbra/

 

SÉ VELHA no Twitter em https://twitter.com/SeVelhaCoimbra


A Sé Velha é uma igreja aberta ao Culto e ao Turismo.
Nesta Catedral está sediada a comunidade paroquial católica de São Cristóvão, da Diocese de Coimbra, desde início do séc XIX, com a missão de zelar pela sua conservação e nela manter a prática do culto.
A Sé Velha de Coimbra é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal.



 

Old Cathedral of Coimbra

Old Cathedral of Coimbra

Ciclo de Leitura e reflexão sobre a Dei Misericordiae Vultus

Ciclo de Leitura e reflexão sobre a Dei Misericordiae Vultus

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

 

Tiveram início, neste sábado 3 de Outubro, na Catedral de Santa Maria de Coimbra, o Ciclo de leitura e reflexão sobre a bula papal   Misericordiae Vultus. Com a organização desta iniciativa, a Igreja Catedral pretende preparar a entrada  e vivência do Ano Santo Jubilar da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco.


Estas sessões  de reflexão realizar-se-ão entre o dia 03 de Outubro e o dia 14 de Novembro, terão uma sequência semanal, aos sábados, das 18h30 às 19h00 e serão seguidas da celebração da Santa Missa. Em cada sessão, haverá um moderador que  fará uma oportuna reflexão sobre algumas ideias chave que estruturam a Bula Papal.


A primeira sessão, realizada no dia 3 de Outubro, contou com a participação do Professor Doutor Manuel Augusto Rodrigues, que fez uma  “Apresentação da Misecordiae Vultus no contexto do magistério do Papa Francisco”.


O Professor Manuel Rodrigues recordou que “fora da Misericórdia de Deus não pode haver esperança para o Homem nem para a Humanidade”, daí decorrendo a necessidade de refletirmos e meditarmos sobre a profundidade do seu significado e de descobrirmos a necessidade de nos darmos aos outros. Nesta caminhada  ao encontro do próximo e por obra da Graça divina, surgirá em nós a evidência de que, em Deus, tudo é Misericórdia, da Criação à Redenção.   Em consequência, será no respeito e esclarecida  vivência  entre raças ou ideologias  que a nossa doação aos outros nos levará ao encontro de nós próprios.


E, como salientou, é nesta perceção da Misericórdia divina que nós próprios, seguindo os preceitos e o exemplo de Cristo, dentro do espírito das Bem-venturanças , vemos no próximo a nossa preocupação: nas suas condicionantes  de vida, de sustento e sobrevivência, de esclarecimento e formação; na resposta às suas  preocupações de identidade cívica e religiosas.

Registo. Joel Sabino/ A Jorge

Quarta, 14 Outubro 2015 16:21